segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sebo e a Odisséia

-->
A definição é bem simples. Sebo é um estabelecimento comercial onde se vendem livros usados. Algumas pessoas procuram os sebos porque consideram vergonhoso o alto preço dos livros oferecidos em estabelecimentos tradicionais, onde pode-se encontrar obras com aquele cheiro característico do intocado. Um livro novo é como uma criança inocente e solitária, que ainda não experimentou a convivência com os amantes da vida, tampouco observou raiva e choro evidente em nossos olhos arregalados.
Faz algum tempo que assisti ao filme (The Ninth Gate – O Último Portal) do diretor Roman Polanski; percebi que o sebo também é procurado por pessoas que não estão interessadas exclusivamente em pagar menos por um produto, mas justamente o contrário, estão dispostas a arcar com qualquer custo por uma raridade, que para elas representa um tesouro quase impossível de mensurar! É uma outra relação com o livro que eu estou começando a entender.
Meses atrás adquiri num sebo de Porto Alegre (RS) uma das primeiras edições brasileiras do livro “2001 – Uma odisséia no Espaço”, de 1971. Paguei apenas R$8,00, dei sorte! Com carinho especial guardo esse livro raro, do escritor Arthur Clarke, e a lembrança dos momentos felizes que vivi naquela cidade, ao lado de uma companheira adorável.

Um comentário:

Ani disse...

Lembro com carinho do dia em que encontramos este singelo tesouro...
Em uma longa noite de bate papo comentamos sobre o filme, e posteriormente sobre o livro,
aí veio a idéia de adquirí-lo,
estava em uma praça perto de nós,
descobrimos no google maps,
com a ajuda de alguns amigos,
na tarde do dia seguinte,
saímos numa verdadeira aventura de
caça ao tesouro...
Lembro bem daquela livraria em
frente à Praça de Redenção, que fica quase ao lado de uma lanchonete
que vende um jarro de suco por dois reais, também tinha uma raridade do Camus lá, um livro no qual ele fala sobre sua vinda ao Brasil...
Depois sentamos com nossos amigos naquela praça, falamos sobre pessoas, vimos pessoas, desprezamos algumas pessoas, normal... tudo com o 2001 uma Odisséia no espaço em mãos...
Recordo que ele sequer tem a capa principal, mas carrega tanto significado que ela nem faz falta, né?
Lembro do seu entusiasmo página à página... foi lindo.
(Precisamos voltar aquele sebo)